post

Boa alimentação previne o câncer

8 de outubro de 2016 , In: Fitness , With: No Comments
0

A má alimentação é a segunda maior causa de câncer que pode ser prevenida. No Brasil, estima-se que 20%  dos casos e 30% das mortes pela doença são causados por maus hábitos alimentares.

Uma dieta saudável, rica em alimentos de origem vegetal e pobre em ultraprocessados pode prevenir de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer por ano no mundo. 

“Você é o que come”. Já dizia o velho ditado popular. E é a mais pura verdade. Nosso corpo se forma a partir daquilo que ingerimos. De forma extremamente simplista, se sua dieta tem excesso de gordura, seu corpo provavelmente também terá, já se ela for composta por muitas frutas e vegetais você estará bem servido de vitaminas e minerais.

O que isso tem a ver com a prevenção ao câncer? Bom, o câncer cresce dentro do corpo humano, certo? Então para que ele se desenvolva é necessário que o ambiente seja propício pra isso. É neste ponto que entra a alimentação. O que comemos interfere em toda a composição química do nosso corpo. Por exemplo, existem estudos que dizem que organismos ácidos têm maior chance de desenvolver câncer. Assim, ingerir alimentos que e equilibrem o Ph do nosso corpo, como a maçã e o limão, indiretamente ajuda a previnir o câncer.

É claro que existem casos da doença que podem ocorrer mesmo em indivíduos saudáveis. Entretanto, ter uma boa alimentação ajuda até mesmo a combater o tumor.

Entre os alimentos que ajudam a prevenir o câncer estão: frutas, vegetais sem amido, oleaginosas, leguminosas e cereais integrais.

vegetais

Esses alimentos ajudam a proteger o organismo contra a doença, inibindo a chegada de compostos cancerígenos as células. Alguns, ainda podem concertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Ainda, caso a célula já tenha sido danificada a ponto de não ser possível recupera-la há compostos que promovem a morte da mesma, interrompendo crescimento e difusão do tumor.

⚠️E os agrotóxicos? Eles são sim prejudiciais a saúde e os casos de câncer entre os trabalhadores das plantações que os utilizam são bem maiores do que a média normal. Porém, estudos comprovam que os benefícios dos alimentos vegetais são superiores aos danos causados pelos resquícios de agrotóxicos deixados neles.

Se há alimentos que nos ajudam, também existem aqueles que devemos evitar pois aumentam o risco do desenvolvimento da doença. Entre eles estão:

Refrigerantes, sucos e chás ultraprocessados (a maioria dos sucos e chat de caixinha e lata)

Carne vermelha em excesso

Biscoitos

❌Fast-food (hamburger, pizza, cachorro-quente)

Produtos prontos para consumo (lasanhas e refeições congeladas, macarrão instantâneo, sopas em pó, cereais matinais)

❌Carnes processadas

❌Excesso de sal

Além de alguns destes alimentos terem compostos químicos que favorecem o desenvolvimento do câncer, eles têm alto teor calórico e poucas fibras e nutrientes. Logo, favorecem o ganho de peso (gordura principalmente) e este é um dos fatores de risco para a doença.

banner-blog2016

Estamos no mês escolhido para promover a conscientização sobre o câncer de mama, o #OutubroRosa. Este tipo de câncer responde por cerca de 25% dos novos casos da doença por ano. Assim, ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Entretanto, cerca de 30% dos casos podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis como os citados acima e outros como:

💗Praticar atividade física regularmente;

💗Alimentar-se de forma saudável;

💗Manter o peso corporal adequado;

💗Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

💗Amamentar

Para maiores informações sobre o movimento Outubro Rosa e o câncer de mama acesse o hotsite do inca aqui.

Tags:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
12 de agosto de 2016

Torta alemã funcional

Receitas
Leia mais
26 de março de 2016

Pasta de amêndoas

Receitas
Leia mais
20 de abril de 2016

Cinebiografias para assistir no feriado

Entretenimento
Leia mais
There are no comments yet. Be the first to comment.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thayná Ivo

Blogger

Há 4 anos atrás resolvi mudar a minha alimentação. Dois anos antes, conheci o mundo por trás das câmeras do cinema, e me encantei. Hoje, faço faculdade de Cinema e me esforço para manter uma alimentação saudável em meio a correria do dia a dia...