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Índice Glicêmico, o que é?

8 de fevereiro de 2017 , In: Fitness , With: No Comments
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Provavelmente você já ouviu falar de índice glicêmico. Ou já viu o termo em alguma embalagem, ou até mesmo na internet. Depois do glúten, da lactose, do ovo e do açúcar, o índice glicêmico é o novo alvo das dietas. É um tal de isso tem alto IG, aquilo tem baixo IG pra todo lado. Mas, afinal, o que é índice glicêmico? E por que devemos nos preocupar com ele?

O que é Índice Glicêmico?

O IG, como costuma ser chamado, é a taxa de liberação de açúcar de um alimento. Ou seja, uma forma de medir a velocidade em que o açúcar de tal alimente é digerida e cai na corrente sanguínea. Vamos tomar de exemplo uma fruta e o suco dela. Os dois terão a mesma quantidade de açúcar, entretanto, o índice glicêmico do suco é muito maior do que o da fruta. Isso acontece porque o açúcar do suco é digerido mais depressa pelo corpo, indo para a corrente sangüínea rapidamente.  Enquanto na fruta, as fibras presentes tornam esse processo mais lento, diminuindo o tempo de absorção do açúcar.

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O que acontece quando o IG do alimento é alto?

Quando o alimento tem o índice glicêmico alto o açúcar vai rápido demais para a corrente sanguínea. Isso causa os conhecidos picos de glicose. Como não conseguimos utilizar todo esse açúcar como energia, porque, devido a velocidade de liberação no sangue, ele excede o que podemos transformar em energia e estocar como glicogênio nos músculos, o corpo libera uma alta carga de insulina. Fazendo com que esse excesso de açúcar seja armazenado como as temidas gorduras.

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Indice Glicemico X Carga Glicemica

Os nomes são parecidos, mas os dois são coisas diferentes. Diferente do Índice Glicêmico, a Carga Glicêmica não indica a rapidez com que o açúcar do alimento é absorvido e sim a quantidade e qualidade deste açúcar (ou carboidrato). Ela é calculada da seguinte maneira:

IG x quantidade (em gramas) de carboidrato do alimento ÷ 100

É importante atentar que a velocidade de absorção do açúcar de um alimento não está ligada a quantidade de açúcar presente neste, e sim a outros fatores da composição do mesmo. Assim, um alimento pode ter alta carga glicêmicabaixo índice glicêmico, por exemplo.

 

Apesar de ser algo importante para observarmos, o Índice Glicêmico não deve ser o único fator considerado na hora da escolha de um alimento. O valor nutricional de um alimento vai além de seu IG. Ainda, o momento do consumo e o objetivo da dieta também influenciam muito. Por isso, se você tem dúvidas se deve consumir ou não determinado alimento consulte um nutricionista.

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Thayná Ivo

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Há 4 anos atrás resolvi mudar a minha alimentação. Dois anos antes, conheci o mundo por trás das câmeras do cinema, e me encantei. Hoje, faço faculdade de Cinema e me esforço para manter uma alimentação saudável em meio a correria do dia a dia...