ig

Índice Glicêmico, o que é?

8 de fevereiro de 2017 , In: Fitness , With: No Comments
0

Provavelmente você já ouviu falar de índice glicêmico. Ou já viu o termo em alguma embalagem, ou até mesmo na internet. Depois do glúten, da lactose, do ovo e do açúcar, o índice glicêmico é o novo alvo das dietas. É um tal de isso tem alto IG, aquilo tem baixo IG pra todo lado. Mas, afinal, o que é índice glicêmico? E por que devemos nos preocupar com ele?

O que é Índice Glicêmico?

O IG, como costuma ser chamado, é a taxa de liberação de açúcar de um alimento. Ou seja, uma forma de medir a velocidade em que o açúcar de tal alimente é digerida e cai na corrente sanguínea. Vamos tomar de exemplo uma fruta e o suco dela. Os dois terão a mesma quantidade de açúcar, entretanto, o índice glicêmico do suco é muito maior do que o da fruta. Isso acontece porque o açúcar do suco é digerido mais depressa pelo corpo, indo para a corrente sangüínea rapidamente.  Enquanto na fruta, as fibras presentes tornam esse processo mais lento, diminuindo o tempo de absorção do açúcar.

ig

O que acontece quando o IG do alimento é alto?

Quando o alimento tem o índice glicêmico alto o açúcar vai rápido demais para a corrente sanguínea. Isso causa os conhecidos picos de glicose. Como não conseguimos utilizar todo esse açúcar como energia, porque, devido a velocidade de liberação no sangue, ele excede o que podemos transformar em energia e estocar como glicogênio nos músculos, o corpo libera uma alta carga de insulina. Fazendo com que esse excesso de açúcar seja armazenado como as temidas gorduras.

indiceglicemico

Indice Glicemico X Carga Glicemica

Os nomes são parecidos, mas os dois são coisas diferentes. Diferente do Índice Glicêmico, a Carga Glicêmica não indica a rapidez com que o açúcar do alimento é absorvido e sim a quantidade e qualidade deste açúcar (ou carboidrato). Ela é calculada da seguinte maneira:

IG x quantidade (em gramas) de carboidrato do alimento ÷ 100

É importante atentar que a velocidade de absorção do açúcar de um alimento não está ligada a quantidade de açúcar presente neste, e sim a outros fatores da composição do mesmo. Assim, um alimento pode ter alta carga glicêmicabaixo índice glicêmico, por exemplo.

 

Apesar de ser algo importante para observarmos, o Índice Glicêmico não deve ser o único fator considerado na hora da escolha de um alimento. O valor nutricional de um alimento vai além de seu IG. Ainda, o momento do consumo e o objetivo da dieta também influenciam muito. Por isso, se você tem dúvidas se deve consumir ou não determinado alimento consulte um nutricionista.

Tags:

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
15 de agosto de 2016

Como perder gordura localizada?

Fitness
Leia mais
6 de setembro de 2016

O Cluster: o evento mais cult do Rio

Entretenimento
Leia mais
26 de março de 2016

Aos meus leitores

Sem categoria
Leia mais
There are no comments yet. Be the first to comment.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thayná Ivo

Blogger

Há 4 anos atrás resolvi mudar a minha alimentação. Dois anos antes, conheci o mundo por trás das câmeras do cinema, e me encantei. Hoje, faço faculdade de Cinema e me esforço para manter uma alimentação saudável em meio a correria do dia a dia...